Inscrições nos Exames Nacionais começam hoje, segunda-feira 26 de fevereiro. Os alunos têm 2 semanas para se inscreverem nos Exames Nacionais. Esta inscrição diz respeito aos alunos do 11.º e 12.º anos que pretendam realizar exames finais nacionais exclusivamente como provas de acesso ao ensino superior. Estão abrangidos, assim, os alunos que decidiram anular uma disciplina, que querem fazer melhoria de nota ou que pretendem realizar prova de uma disciplina que nunca frequentaram.

O prazo de inscrições termina a 8 de março, de acordo com o despacho publicado em Diário da República e as inscrições podem ser feitas online na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) e depois serão validadas pelos serviços de administração escolar.

O despacho define ainda que para as restantes provas externas, como as dos alunos do 2.º, 5,º e 8.º anos, que irão realizar provas de aferição, não é necessário fazer qualquer inscrição, a não ser que frequentem o ensino individual ou doméstico.

Para aqueles que vão fazer provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, provas finais e provas a nível de escola do 3.º ciclo do ensino básico, as inscrições serão automáticas para todos, excepto novamente os alunos em ensino individual ou doméstico e os que estão fora da escolaridade obrigatória e não frequentam nenhuma escola. Nestes casos, têm à mesma as duas semanas para se inscrever na PIEPE.

À semelhança do ano passado, as provas de aferição e as do 9.º ano serão realizadas em formato digital. Em relação às do secundário, serão realizadas em papel. No entanto, o Ministério da Educação prevê que no próximo ano letivo passem também para formato digital.

Para mais informações consulte a página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES):

Já conhece o ExplicaMatFQ?

Mais de 17 anos de experiência em explicações. Os nossos serviços incluem explicações online ou presenciais de Matemática (5° ao 12° ano), MACS (10° e 11º) e Física e Química (7° ao 11°) e ainda para o Ensino Universitário.

Aproveite as últimas vagas para explicações! Já estamos a meio do Primeiro Período do Ano Letivo 2023-24, mas ainda pode beneficiar dos nossos serviços. Visite www.explicamatfq.com para garantir a sua vaga.

2º CicloMatemática
3º CicloMatemática, Físico-Química
Ensino SecundárioMatemática A e B, MACS, Física e Química A
Ensino UniversitárioSob consulta

Entre em contacto hoje!

Explica MatFQ